sábado, 26 de novembro de 2016

Motor turbinado e motor aspirado

Muitos que gostam de velocidade e preparação de carros ficam na dúvida sobre o que seria mais interessante ser feito nos automóveis. As questões são variadas, diante das possibilidades atuais no mercado, de peças diferentes a tipos de pintura automotiva. E nesse enorme conjunto de perguntas, uma das questões mais comuns é sobre a diferença entre os motores turbinados e os aspirados.

Os motores turbinados

O sistema de turbo aproveita os gases de saída do escapamento do veículo para fazer girar um eixo que, na sua outra extremidade, apresenta uma hélice, a qual comprime o ar atmosférico e o devolve para a entrada do motor. A partir de tal operação, o automóvel não carece de aspirar o ar quando da aceleração do motor: o equipamento aumenta a pressão nos cilindros — deixando-os mais cheios da mistura de ar e combustível necessária para o veículo se locomover. Haverá mais explosão e, assim, maior potência gerada pela máquina.
As vantagens de instalar um kit turbo no automóvel são variadas. Uma é que é possível preservar as características originais do motor do veículo, sem que o condutor precise alongar as marchas para alcançar mais potência. Outra é o preço barato da instalação, deixando tal solução tecnológica mais acessível quando se quer extrair maior potência de motores originais. A parte ruim é que as peças do carro tendem a se desgastar mais rapidamente. 

Os motores aspirados

Quando é o motor que tem o próprio trabalho de aspirar o ar para compor a mistura ar-combustível que fica em seus compartimentos internos, ele é naturalmente aspirado. Porém, existem maneiras de aumentar a potência desses motores sem modificar esse sistema, aumentando-se a cilindrada ou usando outras combinações, como a ampliação do sistema de escape e uso de filtro de ar esportivo. De toda sorte, o ganho não é tão grande quanto a potência conseguida com o turbo.
De modo geral, é necessário remexer em uma série de componentes para conseguir mais potência em um motor aspirado, de modo que a máquina alcance maior número de rotações. Dessa maneira, a preparação aspirada do motor é mais exigente, além de que o investimento pode ser bastante mais expressivo, em comparação com a instalação de um kit turbo. No entanto, se o incremento desejado for de até mais ou menos 30% sobre a potência original, pode ser que as despesas com a instalação e sua facilidade de execução compensem. Todavia, para que o carro ganhe mais potência no sistema aspirado, ele perde torque nas baixas rotações e fica mais instável nas marchas mais lentas, além de gastar mais combustível do que o normal.

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