Entenda
a Diferença Entre Motores Diesel e Gasolina
O Ciclo
de Otto é um ciclo termodinâmico, que idealiza o
funcionamento de motores de combustão
interna de ignição por centelha.
O motor
Diesel ou motor de ignição por compressão a combustão se
faz pelo aumento da temperatura provocado pela compressão
do ar.
Nos
motores movidos a gasolina (Ciclo de Otto), durante o primeiro
tempo admissão a válvula de admissão se abre, o
pistão desce e enche a câmara com a mistura
ar/combustível, em seguida quando a válvula de
admissão se fecha começa o tempo de compressão, onde o pistão
sobe comprimindo essa mistura. Quando o pistão chega próximo do
ponto morto superior (PMS), acontece uma centelha (vela de ignição)
que explode a mistura ar/combustível iniciando o tempo de explosão,
movimentando o pistão para baixo com muita força.
Na próxima meia
volta do eixo virabrequim a válvula de escapamento é aberta e o
pistão sobe novamente empurrando todos resíduos para fora da câmara
de explosão.
Nos
motores a Diesel, a válvula de admissão se abre e o
pistão desce inundando a câmara somente com ar, em
seguida, no tempo de compressão esse ar é comprimido o que eleva
sua temperatura, quando o pistão chega próximo ao ponto morto
superior (PMS) o diesel é injetado a uma pressão de cerca de 200
bar e se inflama instantaneamente ao se deparar com o ar aquecido,
essa explosão cria uma grande força de expansão que faz com que o
pistão desça para o ponto morto inferior (PMI).
Na próxima meia volta do eixo virabrequim a válvula de
escapamento é aberta e o pistão sobe empurrando todos
os resíduos para fora.
Diferenças
básicas:
1- Motores
Gasolina é preenchido com mistura ar/combustível. Motores
Diesel preenchidos com ar puro.
2-Motores
gasolina o
ar passa por uma válvula tipo borboleta esta ligado ao pedal do
acelerador e que controla a quantidade de ar e combustível admitido
determinando a rotação do motor.
Na maioria
dos motores diesel essa válvula não existe e a quantidade
de ar admitido depende diretamente da rotação do motor.
3-
A câmara de combustão de um ciclo otto a gasolina é de 8 a 11
vezes menor que a capacidade cubica do cilindro, ou seja, sua taxa de
compressão é de 8 a 11 vezes por 1. No motor a diesel
a câmara de combustão é de 16 a 24 x menor que a
capacidade cubica do cilindro, significando uma taxa de compressão
muito mais elevada, entre 16 e 24 por 1.
4-
A taxa de compressão esta diretamente ligada a temperatura
do ar dentro do cilindro,
quanto maior a compressão, maior a temperatura. No motor diesel a
temperatura do ar comprimido pode chegar a 800°C nos motores a
gasolina não ultrapassa os 450°C, esse um dos motivos faz com que
os bicos injetores dos motores diesel sejam trocados a cada 100.000
km.
5-
A explosão dos motores a gasolina cria um impacto muito intenso,
semelhante a de
uma martelada na cabeça do pistão, mas com pouca duração, por
isso o curso dos pistões a gasolina são menores assim aproveitam
melhor a intensidade do impacto. Nos motores diesel a expansão
ocorre de acordo com a queima, na medida que o combustível é
injetado, assim o pistão é empurrado para baixo, a força da
queima não é tão intensa como na gasolina, mas tem maior duração.
Essa
são as características principais dos dois tipos de motores,
basicamente não existe o melhor ou pior existe o motor mais
adequado para uma determinada situação. No caso do off road o
motor diesel leva vantagem pelo grande torque em baixa rotação e
por funcionar sem vela de ignição podendo evitar em alguns
casos uma série de dispositivos eletrônicos que podem
incomodar no off road, principalmente em trechos alagados.
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